Estado da Bahia realiza workshop sobre “Mais mulheres no esporte no cenário do boxe”

“Mais mulheres no esporte no cenário do boxe”

(Foto: Ana Paula Hayashi/CBBoxe)

Na última quinta-feira (14), foi a estreia do Workshop “Mais mulheres no esporte no cenário do boxe”, projeto promovido pela Secretaria de Esportes da Bahia neste mês de março e que busca discutir desigualdade de gênero no esporte brasileiro. O evento ocorreu durante os dias 14 e 15 de março no Auditório do Batalhão Especial de Polícia de Eventos, em Salvador, e trouxe debates e palestras sobre temas que norteiam o meio da mulher no esporte.

+ Luiz Oliveira garante vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024

Foi o primeiro ano que o boxe entrou como uma modalidade no circuito de eventos sobre esporte no mês da mulher. Suelen Souza, treinadora da Seleção Brasileira de Boxe, foi a palestrante que deu o pontapé inicial ao Workshop. A sua fala foi voltada a história do boxe e o empoderamento feminino.

“Trouxemos toda a equipe multidisciplinar feminina da Seleção para falar sobre a nossa vivência no cenário do boxe, para ter uma opinião não apenas de atletas, mas também de quem está nos bastidores”, comentou a treinadora.

“Mais mulheres no esporte no cenário do boxe”
“Mais mulheres no esporte no cenário do boxe” atraiu atenção de mulheres e homens, que participaram de dois dias de palestras e atividades. (Foto: Ana Paula Hayashi/CBBoxe)

Nesses dois dias de evento o público foi bastante diverso, entre homens e mulheres. Além de Souza, no dia 14 também contou com presença de Paula Avakian, do Comitê Olímpico do Brasil, que promoveu discussão sobre análise de desempenho do boxe feminino, com presença da primeira medalhista olímpica Adriana Araújo, que contou com pouca da sua trajetória na modalidade e os desafios de ser mulher no boxe. Para finalizar, a nutricionista Ana Paula Hayashi explicou sobre os aspectos nutricionais do boxe.

Como o boxe é um esporte em que o peso é um fator determinante, a presença da profissional no projeto esclareceu algumas dúvidas, principalmente sobre a perda de gordura de forma responsável. “Falamos das chaves do sucesso para perda de peso no boxe, então trouxemos informações básicas sobre qualidade do peso, como é importante e porque fazemos avaliação de composição corporal. Dessa forma, sabemos até que ponto o atleta consegue reduzir gordura e aumentar massa muscular de maneira segura. Falamos também sobre desidratação, o quanto isso implica em desenvolvimento, mas principalmente na saúde do atleta”, explicou Hayashi.

+ SIGA A CBBOXE NO INSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBE TIKTOK

A sexta-feira (15), último dia de workshop, houveram atividades práticas. Na parte da manhã, uma atividade da psicóloga Bruna Bardella trouxe bastante falas sobre essa desigualdade esportiva vivida pela mulher. Em seguida foi realizada uma vivência prática da modalidade conduzida pela técnica Suelen Souza para mostrar a rotina de uma boxeadora. Já na parte da tarde, a médica Cassiana Pisanelli ministrou palestra sobre saúde da mulher. Por fim, uma mesa redonda com as profissionais da modalidade, que contou com as atletas multimedalhistas nacionais Eliana Dantas e Erika Mattos. O evento terminou com entrega de certificados aos participantes.

“Foi um momento de bastante construção, principalmente para a gente crescer no cenário esportivo como mulher. Essa é uma forma de mostrar que estamos trabalhando e construindo os nossos espaços ao longo do tempo e da nossa trajetória”, finalizou a análise Suelen Souza.