De olho no Pan, seleção olímpica encerra training camp na Itália

training camp italia

 

Iniciando a reta final de preparação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, a Equipe Olímpica Permanente do boxe brasileiro participou de um training camp internacional em Assis, na Itália, nas últimas duas semanas, encerrado nesta sexta-feira (1º). Um total de 15 atletas brasileiros estiveram no período de treinos, que contou com a participação de equipes de Itália, Argélia e Bélgica.

+ Conheça os 13 campeões da elite do boxe brasileiro

Sob a liderança do head coach da equipe, Mateus Alves, a equipe brasileira realizou quatro sessões de sparring seriado, cumprindo integralmente a planificação dos treinos físicos de potência e resistência almejada pela comissão técnica. Além dos países que levaram suas equipes, Japão, Sérvia, Cabo Verde e Finlândia também estiveram presentes com ao menos um atleta no camping.

“Essa etapa foi o início da preparação final de oito semanas até os Jogos Pan-Americanos. Aqui, aproveitamos para refinar diversos aspectos técnicos e táticos de combate, onde colocamos em prática os treinos em conjunto de escola de combate e sparring perante adversários de diferentes estilos. Foi fundamental estarmos aqui na Itália, que oferece ótimas condições de infraestrutura, para nos dar confiança e foco para seguirmos a preparação até outubro”, avaliou Mateus.

Os Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023 acontecerão entre 20 de outubro e 5 de novembro. Além de ser uma competição importante por sua tradição, a edição deste ano será ainda mais especial para o boxe, pois servirá de classificatório para a Olimpíada de Paris-2024. Por isso, a ideia da comissão técnica brasileira é que a equipe chegue bem preparada para conquistar o maior número de vagas possíveis nesta oportunidade.

O boxe brasileiro terá 13 atletas no Pan de Santiago, sendo sete homens e seis mulheres, um em cada categoria. Entre duas e quatro vagas serão distribuídas em cada um dos pesos em disputa. Na última edição dos Jogos Pan-Americanos, em Lima-2019, o Brasil conquistou seis medalhas na modalidade, sendo um ouro, três pratas e dois bronzes.

+ SIGA A CBBOXE NO INSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBE TIKTOK

Encerrado o campo de treinamento na Itália, a Equipe Olímpica Permanente retorna ao Brasil e seguirá sua programação de treinos no Centro de Treinamento da CBBoxe, em São Paulo (SP). Em 17 de setembro, o time viajará para Bogotá, na Colômbia, onde fará mais um training camp internacional. O retorno está previsto para 8 de outubro. A partir de então, ocorrerá a reta final de preparação em São Paulo, até a viagem para Santiago no final do mês.